Como não perder seu primeiro cliente!

A maioria dos donos de empresas, especialmente das PME ( Pequenas e Médias Empresas ), muitas vezes negligenciam o seu primeiro cliente. Quando os perdem, eles acham que talvez seja porque não compreenderam completamente o que era o negócio, ou talvez tivessem mudado de idéia durante a noite. Infelizmente, como regra geral, isso raramente é o caso.

Na verdade, quando você dá aos clientes a atenção que eles merecem, mesmo que seja qualquer coisa, fica mas difícil de saber quando eles estão desanimados sobre algo – independentemente da possibilidade de você não compreender o que é. Como? Construindo e mantendo associações com seus clientes. Primeiros clientes são chamados os  corredores de teste.

Corredores de teste são aquelas pessoas definidas que são usadas para iniciar um negócio ou testar um produto que está apenas iniciando. A maioria dos erros que levam à perda de cliente (s) são feitas neste momento. Neste artigo, vamos falar sobre maneiras em que você pode evitar a perda de seus clientes e também construir a sua clientela leal numerosa e  fiéis .

Clientes leais são o cerne do sucesso de cada negócio. A maioria das empresas tem uma chance de 60% de vender a um cliente atual, enquanto a chance de vender para um novo cliente é de apenas 5 a 20%.  Sustentar relacionamentos com clientes não é tarefa fácil, mas se bem feito, pode ajudar a definir a sua empresa para além de seus concorrentes .

Vamos considerar um caso básico de ter seu primeiro cliente. Você tem que fazer certas coisas para garantir que você não vai perdê-los. Aqui, vamos abordar alguns dos fatores que podem nos ajudar a manter este importante primeiro cliente.

1. Construir um esboço de trabalho eficaz

Quando você recebe um possível cliente, é importante você configurar um modelo razoável de empreendimento. Possivelmente seu cliente dará um conjunto preciso de especificações, ou talvez eles serão um pouco obscuros no que eles esperam. Seja qual for o caso, quanto mais cedo você estabeleça um esboço do projeto, mais cedo ou mais tarde, as duas partes poderão ver como o trabalho se desenrolará.

2. Ser 100% honesto

Os clientes podem reconhecer uma falsificação a distância, e a última coisa que você precisa para sua organização é a reputação de ser falso. O mesmo vale para a forma como você fala com seus clientes on-line ou off-line. Ser genuíno com seus clientes vai muito no que diz respeito a manter-se conectados com eles. Por exemplo, se seus clientes estão tendo problemas com seu item, dar uma resposta justa e não fazer garantias que você não pode manter. Uma coisa horrível que você pode fazer no negócio é fazer falsas garantias, em vez de uma solução convincente cliente.

3. Entrega no prazo

Obter o trabalho terminado bem e no tempo é fundamental para manter boas relações com os clientes. Se você arranjou o cronograma do projeto razoavelmente, ajustando-o em seu trabalho geral e plano de vida, então este não deve ser um problema.

4. Obter feedback dos clientes

O sucesso do cliente é um ponto central essencial para as organizações. Se você der apoio aos seus clientes, eles vão compensá-lo com lealdade e feedback útil.

Isso poderia começar aos poucos. Por exemplo, confiando alguém em seu grupo com obrigações de apoio ao cliente. Isso irá ajudá-lo a manter as conexões do cliente e configurar o seu negócio como um que torna o tratamento das necessidades dos clientes uma prioridade.

5. Siga sempre

Este é o fator mais importante a maioria dos freelancers e donos de empresas falta. Assim como manter amizades, para manter os relacionamentos com os clientes você tem que manter contato. E para as empresas, isso pode ser apresentado sob a forma de cartões de férias, saudações de aniversário, ou um e-mail trimestral lembrando seus clientes que você está lá sempre, se eles precisam de você. E mantendo sempre o contato com seus clientes, você ficará “no topo da mente” – esta é a chave para garantir que seus clientes não deixam você para outra pessoa ou se esquecem de você.

Depois de ter estabelecido o comprador como um cliente, não deixe o relacionamento terminar lá. Agora é hora de levá-lo para o próximo nível e para manter os clientes o mais feliz possível em todos os momentos. Isso não é apenas garantir que o serviço que você entrega é excelente, mas mantem contato com eles após o contrato concluído. Oferecer apoio necessário a eles durante todo o ano, enviar-lhes artigos que possam estar interessados ​​em, tentar chamá-los uma vez por trimestre para o check-in, ou enviar-lhes presentes marcando o seu aniversário com você como cliente. Quanto mais você permanecer na frente de alguém, mais provável que você está em sua mente e ser chamado quando surge uma nova necessidade. Além disso, eles são mais propensos a encaminhá-lo para outros – então há um efeito de ondulação em sua clientela.

Nunca subestime o poder de um cliente feliz e do boca a boca. Relacionamentos com clientes – bons e ruins – afetam o sucesso ou o fracasso de seu negócio.

Espero que tenham gostado da matéria, comentem e compartilhem com seus amigos!

Um abraço!

fonte: lifehack.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *